|

25/04/2019 16h38
REFLEXÕES DOS DIAS ATUAIS
Hoje parei para pensar e de repente descobrimos fatos que nos fazem lembrar e até geram saudades de um tempo que jamais voltará – nossa infância.
Movimentos de insatisfações sociais têm surgido em nosso país, os quais nos fazem refletir sobre as práticas do passado:
Comprávamos leite do leiteiro que passava buzinando pelas ruas da cidade; tínhamos em nosso quintal galinhas botadeiras que não deixava faltar ovos caipiras; podíamos apreciar deliciosas galinhadas que nossa mãe sabia fazer com capricho; podíamos adquirir do nosso vizinho, que tinha criatório de porcos, tenros leitões para serem assados nos dias de festas especiais.
Podíamos usufruir também do nosso quintal muitas frutas, como manga, caju, amora, lima, abacate, abacaxi, tamarindo, goiaba da polpa vermelha e da branca. Como era delicioso passar as tardes, com nossos amigos comendo frutas fresquinhas pendurada nos galhos!
O verdureiro passava vendendo verduras, frutas e hortaliças no carrinho de mão sem nenhum agrotóxico! Carne a gente tinha sempre, pois meu pai abatia gordas novilhas duas vezes por mês.
Existia fartura!
Hoje dependemos do leite de caixinha, da galinha e do porco embalados das grandes indústrias, frutas enceradas que vem de outros Estados, ovos de granja, nem sempre sadios, verduras e frutas que você não sabe a origem e não se sabe se tem ou não agrotóxico!
É incrível pensar como nos tornamos reféns desse sistema passível, a qualquer momento, de um colapso.
Cada dia mais estou convencida que precisamos todos mudar nossa rotina de atividades com ideias e atitudes práticas que favoreçam uma sociedade mais sustentável, que possamos melhorar o lugar onde se vive antes que tenhamos uma situação entristecedora.
Publicado por Maria Loussa em 25/04/2019 às 16h38
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
17/04/2019 16h47
CADA DIA
Cada Dia
Cada dia de minha vida tem uma motivação e isso é o que me impulsiona vivê-lo com prazer.
Cada dia fazemos descobertas que podem ser gratificantes dependendo da maneira como olhamos para aquilo que está à nossa volta.
Cada dia pratico atividades físicas, as quais além de melhorar nossa postura e aparência, reduz os riscos de doença, alivia o estresse, e traz benefícios físicos, mentais, espirituais, sociais e ainda facilita no desenvolvimento da inteligência emocional. Com a nossa energia renovada, somos pessoas mais comunicativas e solidárias.
Em minhas caminhadas, levo em minha companhia o meu artista interior, com o qual faço um intenso diálogo, através do qual estarei nutrindo minha consciência criativa, que me ajuda a alterar minhas atitudes.
Cada dia minha oração a Deus é que Ele me faça forte, mais forte que os ventos contrários; que eu tenha condições de lidar com as consequências de minhas escolhas. Que eu nunca perca a fé e que possa ver além do invisível. Que eu tenha sorrisos durante a minha caminhada e nos meus relacionamentos eu seja amável e terna.
Publicado por Maria Loussa em 17/04/2019 às 16h47
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
16/04/2019 13h58
ESPEREI EM VÃO
Foi uma linda festa!
Esperei por teu abraço, porque para mim ele não era um abraço qualquer, mas do que isso um sentimento verdadeiro que me faz sentir inteiro. Esperei por seu olhar penetrante que me paralisa e estremece. Algo tão importante para quem carece. Esperei por seu afago incomparável, um doce acalanto, que viesse secar meu pranto.
Esperei por seu beijo, impar, quente, apaixonado que sempre pensei ser ele eterno.
Finalmente, esperei pelo aconchego dos seus braços e pensando debruçada neles me saciaria em teus beijos entrelaçada em teu corpo, mas nada disso aconteceu. Este sentimento parece que adormeceu.
Publicado por Maria Loussa em 16/04/2019 às 13h58
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
04/04/2019 19h47
REFLEXÕES DE UMA MULHER EXPERIENTE
Hoje amanheci com essas ideias e resolvi registrá-las.
Ao chegarmos à velhice, nos tornamos mais misericordiosos e menos críticos conosco mesmo e com os outros. Eu mesma me tornei meu próprio e melhor amigo.
Eu gosto de estar velha, pois tenho aceitado a dádiva de Deus, de possuir mais dias, de ter mais experiências, que muitos. E mais, sou livre e amo a pessoa que vejo no espelho todas as manhãs.
Eu sei que não permanecerei neste tabernáculo para sempre, mas, enquanto estiver, quero aproveitá-lo de forma equilibrada e saudável, sem me importar com banalidades.
Tenho visto isto e lamento, muitos amigos queridos deixaram este mundo muito cedo, antes de compreenderem a liberdade que alcançamos com o envelhecer.
Outra observação valiosa é que muitos riem, zombam dos que já estão velhos. Isso não nos incomoda e igualmente não nos deixará que seus olhares nos impeçam de fazer o que gostamos de fazer. Eles também vão envelhecer um dia; outros talvez, nem terão este privilégio.
Além da liberdade que a nossa faixa etária nos proporciona, exercitamos muitas atividades prazerosas: Além de contribuir ( aqui estão compreendidos variedades de aspectos) com a educação dos netos, encontro com amigos e familiares, participação nas atividades da Igreja, ler (uma vastidão de opções para distrair e adquirir conhecimento), escrever (como é bom e saudável mergulhar no mundo de brincar com as letras, palavras e textos),
fazer palavras cruzadas, charadas e enigmas, etc.
Gosto muito de dormir como também gosto muito de ler, chego a extrapolar meu horário, mas nada me impede de dormir até mais tarde e/ou ficar algumas horas no computador.
A vida religiosa é algo muito importante não só para os idosos, mas para todos que têm temor a Deus. Neste aspecto é valiosa a prática de gratidão, procurar esquecer os problemas do passado, ser conciso nas palavras, respeito pelas pessoas, vida de comunhão com Deus através da oração, a qual é a respiração da alma. Nenhuma beleza brilha mais forte do que a de um bom coração.
É possível que eu esqueça algumas coisas, contudo as mais importantes não fogem do meu HD.
Os meus anos de vida são bênçãos de Deus. Mesmo com meus cabelos brancos, continuo dando minhas gargalhadas, que têm economizado as rugas do rosto.
Publicado por Maria Loussa em 04/04/2019 às 19h47
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

25/03/2019 19h23
ABRAÇO
ABRAÇO
(O Dia do Abraço é 22 de maio, mas todo dia é dia de abraçar e ser abraçado).
É um gesto simples, mas carregado de sentimentos. Significa carinho, amor, afeto, amizade. Um abraço estabelece uma ligação íntima e saudável entre as pessoas. É bom para quem dá e para quem recebe.
Desde a infância, as pessoas aprendem a abraçar para transmitir emoções nos momentos de alegria, tristeza, saudade ou então naturalmente, quando se tem vontade de abraçar.
O abraço significa também conforto, atenção, apoio, solidariedade com o próximo. Ele traz benefícios para a saúde, pois aumenta os níveis de ocitocina, hormônio que reduz o stress e ansiedade, produzindo bem estar.
O abraço pode: amenizar uma dor, acalmar um receio, alegrar uma pessoa, afastar uma tristeza.
Nas comunicações escritas ou verbais, é comum as pessoas se despedirem com a expressão: "Um abraço", expressando seu sentimento.
Publicado por Maria Loussa em 25/03/2019 às 19h23
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
|